Fale direto pelo whatsapp! Clique aqui...

Trabalhar em um ambiente triste faz mal

Finalizei a leitura de uma importante pesquisa científica, concebida pelo psicólogo Paul Ekman da universidade  da Califórnia e pelo professor Dr. Wallace Friesen da universidade de Kentucky, A respeito do riso e do sorriso no ambiente profissional.

Quero compartilhar algumas ações estratégicas,  que podem contribuir positivamente para melhorar o seu sistema imunológico, aprimorar o clima no ambiente de trabalho e colaborar ainda mais,  para intensificar os níveis de sua felicidade. Um fato interessante é o de que há lideranças, gerentes e chefes, que não são capazes de sorrir em nenhum momento! Acreditam que adotando um comportamento sisudo e em uma aparência fechada, conseguem demonstrar mais poder e maior autoridade.

Isso ocorre, pois os nossos ancestrais, usavam a aparência de alegria e de amargura para reconhecer se uma pessoa estranha, ao se aproximar era alguém  amistoso ou agressivo. Iniciar o expediente de trabalho. com a aparência de quem chupou um limão azedo, poderá gerar uma série de desconfortos psicológicos, enfraquecimento do sistema imunológico, aumento do nível de estresse e risco de AVC. Que tal começar o dia no seu escritório com um café da manhã, comemorando o aniversário de um funcionário?

Conheci um escritório de contabilidade, que mensalmente realiza uma reunião para avaliação de estratégias e alinhamento das metas, com a duração de 30 minutos. Após a apresentação de dados e dos apontamentos necessários, dois funcionários são responsáveis pela criação de um “Show de Talentos” e a preparação de um lanche. A dupla  de funcionários, criam paródias musicais, fazem leitura de textos e apresentam vídeos motivacionais. Tudo muito rápido, no entanto, conseguem quebrar o ambiente pesado dos dados estatísticos e fortalecem o relacionamento interpessoal. 

Os professores Paul Ekman e Wallace Friesen, identificaram que somente 15%  do riso apresenta relação com piadas e a probabilidade de o riso ocorrer em situações sociais é trinta vezes maior, do que a pessoa sozinha, assistindo um filme de humor por exemplo. Dessa maneira, torna-se relevante destacar que o riso está mais direcionado e relacionado  com a criação de vínculos.

Trabalhar em um ambiente  triste, cientificamente é comprovado que faz mal à saúde física, familiar, profissional e emocional. Uma pequena mudança de comportamento, com o objetivo de reduzir nível de estresse, poderá ser um importante diferencial para melhorar sua qualidade de vida. Esta mudança de comportamento começa com um gesto simples, que depende unicamente de você: sorria! 

 

Artigo publicado originalmente na revista:

 

 

Deseja contratar uma palestra de Dalmir Sant'Anna? Contrate Agora!