Fale direto pelo whatsapp! Clique aqui...

Melhore seu planejamento estratégico

Houve um tempo, no qual um planejamento era elaborado e durante os doze meses do ano, toava como referencial da trajetória de um caminho a ser seguido.

O que mudou no planejamento do passado para os novos tempos atuais? Acredito que a resposta correta não seria afirmar que as mudanças ocorrem somente no planejamento, mas na velocidade e no dinamismo que as mudanças ocorreram. Apresentarei a seguir, três dicas essenciais para colaborar na melhoria do seu planejamento estratégico. 

Anote seus compromissos - Procure enumerar seus compromissos em um grau de prioridade. É comum observar pessoas correndo contra o tempo, com o objetivo de chegar a um lugar, por puro esquecimento. Da próxima vez que agendar consulta médica, tratamento odontológico ou uma reunião, anote o dia e o horário em um local visível. Isso ajudará  a evitar prejuízos e desconfortos pessoais e financeiros. 

Estabeleza ações - Alcançar uma meta ou realizar um sonho é o resultado de planejamento, compromisso, dedicação, controle financeiro e comportamentos corretos. Organize suas ações com o propósito de fortalecer a eficácia do seu trabalho e aumentar a sua produtividade. Pessoas derrotadas sempre usam desculpas como justificativas pela ausência de ações. Por outro lado, pessoas vitoriosas  acreditam que as ações são ingredientes para errar, aprender e melhorar continuamente.

Seja uma pessoa organizada - Você já percebeu o quanto é improdutivo observar uma pessoa procurar um papel, em uma mesa bagunçada? Melhorar a organização é uma questão de sobrevivência e um item prioritário na lista de pessoas vitoriosas. Sejam metas pessoais ou profissionais, uma ação de melhoria e de limpeza, contribui positivamente para a organização. Utilize prateleiras, arquivos, gaveteiros, pastas e procure sempre utilizar etiquetas de identificação do conteúdo que esta guardando dentro em uma caixa.

Tenho observado que algumas pessoas, ao contrário de estruturar um planejamento estratégico, seguem a vida sem um fluxo estruturado. Vivem como a letra da música do Zeca Pagodinho: "Deixa a vida me levar... Vida leva eu".

Coloque em prática as três dicas apresentadas neste artigo e acredite que você estará mais próximo de alcaçar suas metas pessoais e profissionais. Sucesso hoje e sempre!

 

Artigo publicado originalmente na revista:

Deseja contratar uma palestra de Dalmir Sant'Anna? Contrate Agora!