Fale direto pelo whatsapp! Clique aqui...

Como motivar seu funcionário?

Do que adianta falar dos planos de benefícios da empresa, se o seu funcionário está desmotivado? De que adianta tratar bem os clientes e mal os funcionários? A simpatia precisa atingir todos os setores da empresa. Precisamos partir do pressuposto de que motivação é intrínseca. Pense que é preciso fazer com que os funcionários tenham motivo e consigam movimentação para cumprir uma missão.

Não adianta exigir que seus funcionários utilizem uniforme, se não há uma identificação e um desejo intrínseco de colaborar. O líder precisa ter a capacidade de ouvir e muitas deles não se permitem a prática deste exercício: ouvir sugestões e apontamentos de seus funcionários.

Uma situação é fazer uma reunião para impor uma decisão e outra situação é reunir os funcionários para compartilhar opiniões. Há um abismo imenso separando o líder arrogante do líder transformacional, que é aquele que consegue dar para à equipe, incentivos e inspirações para que a ação aconteça.

Hoje, eu comparo muito o líder transformacional com um técnico de futebol que prepara seu jogador para entrar em campo e fazer o gol. Mas como chegar à vitória? O bom líder é o que entra em campo e percebe se os jogadores têm competência e se realmente estão vestindo, transpirando e defendendo a camisa.

Sou defensor da cultura organizacional e do comprometimento como as principais ferramentas para uma gestão eficiente de pessoas e de empresas. No entanto, há cinco vilões da motivação: a falta de confiança em si mesmo; a procrastinação (adiar decisões); a ausência de um objetivo definido; a falta de reconhecimento e a insatisfação gerada pelo descomprometimento.

No passado um bom funcionário era aquele que vestia uma camisa. Hoje o funcionário precisa vestir, transpirar e defender uma camisa. Para isso é fundamental que a soma das variáveis “motivação” e “comprometimento” consigam gerar diferenciais competitivos.

 

Dalmir Sant’Anna
Mestre em Administração de Empresa
Professor em Cursos de pós-graduação
www.dalmir.com.br

 

 

Artigo publicado originalmente na revista:

 

Deseja contratar uma palestra de Dalmir Sant'Anna? Contrate Agora!